Deleitar-se, Entregar e Confiar: Uma decisão para Corajosos!

40 comentários
Há três palavras que quero chamar a atenção nesses versículos: Deleita, entrega e confia. Esses verbos possuem indicações de como você precisa agir em sua vida.

Salmo 37.4-5


“Deleita-te também no Senhor e Ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.”

Esses dois versículos contidos no salmo escrito por Davi são uns dos mais conhecidos no meio cristão.
Versos muito lidos aos ansiosos; decorados por aqueles que anseiam pela Palavra, mas muito difíceis de serem praticados no dia-dia, especialmente quando a vida adulta chega e ganhamos um controle maior sobre as decisões que podemos ter. Por vezes, a partir desse momento, acabamos deixando as verdades contidas nesses versos para trás.

A grande realidade é que viver essa Palavra exige muita coragem! Coragem para ir contra aquilo que a multidão faz e diz por aí. Coragem para viver uma vida além da mediocridade cristã!

Davi nos aconselha a deleitar o coração no Senhor. A nos agradarmos dos Seus caminhos, a conhecermos Sua Palavra, a obedecermos Suas verdades, a nos dispormos à Sua obra.
O deleitar-se no Senhor faz com que tenhamos uma disposição prioritária de estar com Deus e agradá-lo, por vezes indo contra aquilo que a nossa carne gostaria de fazer e vivenciar. Se nos agradarmos do Senhor, estaremos automaticamente desagradando o sistema do mundo, portanto o deleitar-se no Senhor envolve renúncia do eu e suas vontades.

Se nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá os desejos do nosso coração! E é interessante pensar como isso acontece, porque quando nos agradarmos verdadeiramente do Senhor, o nosso coração estará alinhado ao dEle e os nossos desejos estarão ligados aos anseios do coração de Deus.

Quando você se deleitar no Senhor, sua mente não estará tomada por desejos egoístas, por objetivos que passam por cima de outras pessoas. Eles estarão alinhados com os propósitos de Deus para Sua vida, com os sonhos de paz que Ele tem a seu respeito e serão concedidos a você!

Perceba que não é uma troca que você faz com Deus: eu ando nos Teus caminhos e Você me dá. Não! É um alinhamento da nossa vida, das nossas vontades a tudo aquilo que é caminho e desejo do Senhor!

Haja coragem para isso!

O segundo verbo presente neste versículo é entregar. E entregar é um grande problema!
Conforme crescemos, vamos assumindo o controle da vida. Decidimos para onde vamos, o que vamos comer, qual carreira seguiremos e muito mais.
Mas esta palavra nos incentiva a entregar! Entregar tudo isso, entregar todos os caminhos e o controle deles ao Senhor!

Essa palavra te desafia a entregar o seu direito de namorar, casar e constituir família ao Senhor!
Te desafia a entregar o controle do seu dinheiro a Deus para que Ele decida onde este deve ser empregado!
Te desafia a entregar seu futuro profissional a Deus; a entregar seus dons e talentos para que o Senhor use quanto, como e onde quiser!

Você percebe a profundidade dessa entrega?

Essa entrega é devolver a Deus o direito de fazer o que quiser com tudo aquilo que você tem e é, em essência.

Haja coragem para isso!

Em seguida, temos o verbo confiar. Confiar verdadeiramente é tornar-se vulnerável. E essa é a situação de quem já se deleitou no Senhor e entregou tudo que é e tem a Ele. As pessoas, em geral, vão perdendo a capacidade de confiar umas nas outras. À medida que você vivencia a malícia da sociedade e é enganado repetidamente, passa a desconfiar de quem se aproxima de você.

E costumamos replicar esse comportamento no nosso relacionamento com Deus. Desconfiamos de que Deus irá cumprir Suas promessas a nosso respeito, por isso tratamos de agir por conta própria para resolver certas situações.

Somos desafiados nesse texto a confiar inteiramente no Senhor, porque Ele não nos decepciona. Aquilo que Ele promete, Ele cumpre; aquilo que Ele diz, se confirma!
Podemos ser vulneráveis diante de Deus, porque Ele nos amparará!

Mas, haja coragem para confiar verdadeiramente!

E aí, esse texto termina da maneira que gostamos de lembrar: “E tudo Ele fará!”

Deus, de fato, fará! Se você deleitar o seu coração no Senhor, entregar verdadeiramente Seus caminhos e confiar cegamente nEle, Ele fará!

Fará de um modo tremendo e maravilhoso! Fará coisas sobrenaturais em sua vida e através de você! Fará o Seu coração segundo o coração dEle, assim como Ele fez com o homem que escreveu estes versos, o rei Davi.

Assim como Davi, seja corajoso o suficiente para oferecer-se completamente ao Senhor!

Quer entregar a sua vida a Cristo? Clique aqui para saber mais.

Quem tem sede?

0 comentários
“E o Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22.17).

Existem duas afirmações feitas nesse versículo que chamaram minha atenção e me conduziram a uma reflexão: “Quem tem sede” e “Quem quiser”.

Para recebermos a água da vida de Deus mencionada nesse versículo, como tudo o mais que o Senhor tem para nos dar, não precisamos de nenhum valor ou forma de pagamento. Porém, existe uma contrapartida: desejo, anseio, sede!

Você já teve sede alguma vez?

A sede verdadeira nos impele à ação. Quando estamos sedentos, não conseguimos ficar parados, mas nos colocamos em movimento com o objetivo de alcançar a saciedade.
E não há nada melhor para saciar a sede do nosso corpo do que um bom copo de água gelada!
No entanto, atualmente, está fora de moda beber ‘simplesmente’ água. Foram desenvolvidas ao longo do tempo uma série de bebidas que propiciam sensações semelhantes: refrigerantes, sucos e muito mais...

Se ousarmos fazer uma analogia entre a nossa vida e o movimentado mercado de bebidas mundial, veremos que existem situações muito semelhantes!

Sabemos que a água da vida é a única que pode nos saciar, a única que pode trazer a verdadeira completude que tanto ansiamos, mas acabamos buscando saciedade em relacionamentos fora da vontade de Deus, andamos por aí satisfazendo nossa carne para tentar aplacar o vazio dos nossos corações, investimos nossa vida na construção de impérios que possam levar nossos nomes...

Mas, nada disso nos completa verdadeiramente! Assim como o refrigerante e o suco, essas coisas não nos saciam, somente nos iludem!
E isso nos leva a uma corrida por um labirinto, onde não queremos reconhecer o que realmente precisamos e nos ferimos em busca de algo que não encontraremos em outro lugar, a não ser diante da fonte da água da vida, o nosso Senhor Jesus.

A água é um elemento muito importante para o nosso corpo físico, pois auxilia na eliminação de impurezas que poderiam tornar-se doenças, além de nos tornar limpos e aceitáveis às outras pessoas.

A água da vida é a bebida espiritual que Jesus Cristo tem provido àqueles que são Seus. Foi dessa água que Ele ofereceu à mulher samaritana na beira do poço em João 4, dizendo no versículo 14:

“Mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna”.


Essa água é capaz de nos completar de verdade! E essa água é o Espírito Santo, fluindo sobre a sua vida transbordantemente, te ensinando a respeito da Palavra de Deus e te conduzindo a conversar com o Senhor em oração.

Mas, quem ainda tem sede?

Se você tem, busque a Deus incessantemente! Seja ousado para se colocar diante da presença de Deus e Ele derramará do Seu Espírito sobre você!
Fuja do pecado, de tudo aquilo que desagrada ao Senhor e busque a água viva capaz de transformar o seu caráter e te completar inteiramente!

Se a sua sede tem desaparecido, em virtude de tantas “bebidas” de pecado que você tem provado, volte-se para Deus, humilhe o seu coração diante dEle e busque restauração.
Ele te trará para perto e inflamará o Seu coração com desejo por mais da presença dEle!

Há um fluir sobrenatural de Deus. Para quem quiser, para quem tem sede!

Você quer receber a Cristo em seu coração? Clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...