Coração como Uma Terra Fértil !

4 comentários
Texto-base:Mateus 13.8,23

Na parábola do semeador, Jesus mostra alguns tipos diferentes de coração e a reação desses ao receber a semente da Palavra.
Dentre os vários tipos, Jesus cita um exemplo de coração que dá muito fruto: aquele que é como terra fértil.

Tornar ou manter o nosso coração como uma terra fértil para as sementes da Palavra é um desafio que precisamos enfrentar, pois só assim frutificaremos abundantemente segundo a vontade e os caminhos de Deus.

Existem três características especiais que podemos identificar em um “coração terra fértil” e que precisamos, com a ação do Espírito Santo, desenvolver em nossas vidas.

Sensível para Aprender

Temos de manter um coração “que ouve e compreende a Palavra ” (Mateus 13.23).
Às vezes, nos fechamos ao que Deus quer tratar em nossas vidas e preferimos meditar naquela semente da Palavra que recebemos sendo aplicada na vida do nosso irmão, que “precisa ouvi-la muito mais do que nós”.
Se quisermos ter um coração agradável ao Senhor, devemos atentar ao que Deus tem falado conosco e analisar os nossos comportamentos segundo o que Deus tem ensinado.

Você tem mantido um coração disposto a aprender com as verdades de Deus? Tem confrontado sua vida e seus comportamentos com a direção encontrada na Bíblia?

Humildade para Reconhecer os Erros

Ao analisar os nossos comportamentos segundo o que Deus nos ensina e diz em Sua Palavra, acharemos falhas.

Devemos ser humildes para reconhecer nossas falhas diante de Deus, nos arrependermos e pedirmos perdão.

A Palavra de Deus diz em Provérbios 28.13:

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

Não podemos esconder os nossos erros dos olhos de Deus, pois tudo Ele conhece. Precisamos aprender a nos humilhar diante dEle em busca de perdão e mudança em nossas vidas.

Aberto para ser Mudado

Deus, através do Espírito Santo, quer nos moldar á Sua imagem.
Não podemos resistir à obra que Deus quer fazer em nosso coração.

Precisamos permitir que o Espírito Santo trabalhe em nosso interior e devemos colaborar com essa mudança, seguindo o conselho que Deus deu a Josué.

Josué 1.8

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito...”


Precisamos meditar na Palavra, pedir a Deus que faça as nossas atitudes agradáveis a Ele e devemos também agir, fugindo da aparência do mal (I Tessalonicenses 5.22) para viver uma vida em santidade, para obedecê-lo.

Quando recebemos a semente da Palavra e estamos sensíveis a aprender sobre a Palavra de Deus, reconhecendo nossos erros e abertos para sermos transformados através da ação do Espírito Santo e da própria Palavra, alcançamos um “coração terra fértil” e as sementes lançadas por Deus encontrarão terreno em nossa vida para frutificar, transformando nossas vidas e influenciando as pessoas ao nosso redor para mais próximo de Deus.

Escolha ter um coração como terra fértil e dê frutos de uma vida segundo Cristo por onde quer que você andar !

Quer dar o primeiro passo? Clique aqui e saiba como você pode receber a Jesus Cristo em seu coração.

Jacó e o Encontro da Transformação!

2 comentários
Existem certos encontros com Deus que homens e mulheres na Bíblia tiveram e que precisamos ter em nossas vidas.
Outros textos:

Isaías e o Encontro da Sala do Trono

Moisés e o Encontro com a Glória de Deus
Elias e o Encontro da Sinceridade

Esses encontros transformaram a vida destas pessoas e se nós os tivermos, também seremos marcados e transformados.
Não falo de imitações, pois Deus tem uma forma especial de fazer com cada um. Mas, Ele nos levará a um resultado parecido, para sermos transformados segundo o Seu caráter de acordo com Sua vontade e tempo.

O encontro que estudaremos nesse texto é o Encontro da Transformação.

Gênesis 32.22-30

Jacó estava enfrentando uma situação difícil: teria que enfrentar o seu irmão Esaú, aquele de quem ele comprou a primogenitura por um prato de lentilhas, consumando o ato ao enganar seu pai para receber a bênção.

Aliás, enganador era um dos significados do nome de Jacó (Gênesis 27.36) e este nome era compatível com o seu comportamento.

Jacó era um homem que conhecia a um Deus. O Deus de seu pai, Isaque e de seu avô, Abraão.
Porém, não tinha um relacionamento verdadeiro com Deus. Tanto que ele chega a fazer um pacto com o Senhor em Gênesis 28.20-21: se Deus o abençoasse e o trouxesse de volta à sua terra em segurança, então, o Senhor seria o seu Deus.

Os tempos passaram e Deus manda que Jacó retorne à terra de seu pai. Como seria enfrentar Esaú, de quem havia fugido?

Mas Deus tinha mais para Jacó do que apenas fazê-lo reencontrar-se com o irmão irado. Deus queria encontrá-lo e mudar a sua história!

Jacó obedece à voz de Deus e vai. A medida que caminha em direção a terra de seus pais, envia mensageiros a sua frente, levando presentes ao irmão.
A caravana chega ao vau de Jaboque e neste lugar, Jacó manda que a sua família e tudo quanto tinha passe o ribeiro. Contudo, ele fica. Sozinho.

De repente, aparece um homem desconhecido e ele luta com esse homem durante toda a noite. Quando o homem percebe que não conseguiria vencê-lo, toca na juntura da coxa de Jacó e a desloca.
O homem pede que Jacó o libere, porém Jacó diz que só o soltará se receber a sua benção.

Então, o homem muda o seu nome: de Jacó, o enganador, para Israel, o príncipe que lutou contra os homens, contra Deus e prevaleceu.

Este misterioso homem, que estudiosos dizem ser tipificação de Jesus, muda toda a condenação que havia sobre Jacó: de enganador, ele passa a ser o vencedor.
E uma marca externa daquele encontro foi deixada: Jacó começou a mancar.

A partir dali, Jacó deixou de ser o enganador e passou a ser um dos pais, senão o pai, do povo de Deus. Imagine o tamanho da transformação!

Nós precisamos ter um encontro com Deus que transforme a história das nossas vidas!
O Senhor Jesus quer te encontrar e mudar os seus hábitos e costumes, sua maneira de agir, seus comportamentos mundanos e desagradáveis a Ele.
Ele quer mudar o seu caráter. Se você é mentirosos, Ele quer te fazer verdadeiro; se você é preso a vícios, Ele quer te fazer livre, de pecador quer te transformar em justificado pelo Seu sangue!

Você precisa ter um encontro com Deus que mude o seu caráter, assim como Jacó teve!

Você quer ter um encontro com Deus e receber a Cristo em seu coração? Clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...